Cuba and the Cameraman

Se você já esteve em Cuba, certamente vai relembrar com saudades de sua viagem assistindo a esse documentário. Se ainda não teve a oportunidade de conhecer esse país tão peculiar, terá uma mostra da realidade das últimas décadas… de antes da revolução aos dias atuais.

Jon Alpert, um cinegrafista americano, respeitosamente capta a alma de uma nação através da delicadeza com que mostra a evolução da vida das mesmas pessoas por 5 décadas. Em suas repetidas visitas ao país – de 1974 até 2016, ano da morte de Fidel Castro – Jon visita as famílias Borrego, Amores e González e nos mostra a vida real destes cubanos nos períodos pré e pós Revolução.

A história dos quatro irmãos Borrego, camponeses risonhos e que se tornam grandes amigos do cinegrafista, é a mais comovente, um verdadeiro exemplo da resiliência e alegria do povo cubano. 

Luis Amores, um homem que trabalha como guia turístico, faz inúmeros bicos para sobreviver e em dado momento chega até a ser preso, é o típico “homem que se vira”. Caridad González, por sua vez, era uma menina de cerca de 10 anos quando Alpert conversou com ela pela primeira vez. Dezesseis anos depois, a reencontra casada e com dois filhos. Quando retorna nos anos 2000, Caridad já havia partido para os EUA.

 Além destas famílias, Jon também entrevista algumas vezes o próprio Fidel Castro.

Este documentário é um relato de Cuba sem viés político, que expõe a realidade do processo evolutivo nos últimos 50 anos. Imparcial, informativo, realístico e comovente… vale a pena ser visto!

A frase é clichê, mas realmente é um exemplo verdadeiro de que na vida, não precisamos de muito para sermos felizes.

Disponível no Netflix

Trailler:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

últimos artigos

outros artigos
Após cinco meses fechada por causa da pandemia do novo coronavírus, a...
Concisão, simplicidade e coração. Essas três características definem a essência da poesia...
Tradicional da cultura Lanna, do norte da Tailândia, o Festival das Lanternas...