Cuba não é desses lugares onde você se apaixona à primeira vista. Leva um tempinho para você entender onde está, para absorver os sons e aromas, para o cérebro processar as imagens… é um misto de viagem no tempo com aula de história que te confunde antes de te conquistar.
A resiliência e alegria de seu povo te convidam a deixar de lado qualquer tipo de pre-conceito e se entregar sem julgamentos às sensações que esse país desperta. Das praias paradisíacas com areia fofa e água transparente aos carros antigos que circulam cheios de charme pelas ruelas estreitas de Havana Vieja, Cuba te surpreende pra onde quer que você olhe.
A energia da música cubana é um capítulo a parte… impossível não sentir a vibração envolvente provocada pelo som dos violões espanhóis, maracas e tambores africanos e que ecoam de quase todas as portas e janelas que vivem abertas. Se tem uma coisa que os cubanos sabem fazer é se divertir e receber bem – eles têm um orgulho imenso de sua cultura e adoram compartilhar suas histórias. Aqui você se sentirá como se estivesse revisitando velhos amigos.
Por Natália Tirroni.